Construção civil atenta a NR-18

Quinta-Feira, 26 de junho de 2014

Ascon Vinhedos reuniu associados em palestra técnica com gerente regional do Ministério do Trabalho

Atenta a Norma Regulamentadora (NR) 18 e com o compromisso de levar informação aos seus associados, proporcionando treinamento e prevenção, a Ascon Vinhedos realizou na noite desta sexta-feira, 25, no Salão de Eventos do CIC/BG, uma palestra sobre o assunto, ministrada por Vanius João Corte, gerente regional do Ministério do Trabalho de Caxias do Sul. Os associados atenderam ao convite e participaram em grande número no evento, que reuniu cerca de 80 profissionais da construção civil.

A informalidade foi o item que ganhou maior destaque no encontro. Corte chamou a atenção de todos para a necessidade de as empresas estarem atentas quanto ao assunto. “Nossa prioridade de fiscalização é a informalidade. Muitas empresas terceirizam serviços e não se certificam se esses profissionais estão registrados”, alerta. “A responsabilidade é do dono da obra”, afirma.

Segundo Corte, a maioria das obras embargadas chega a esta situação por não estarem de acordo com itens básicos de segurança. “Com medidas simples é possível evitar o embargo de uma obra. Depois, o processo de desembargo é longo e complexo, pois cumpre um caminho de burocracias”, avisa. “Nossos fiscais também têm responsabilidade sobre o risco de cada trabalhador”, comenta.

Itens da NR-18 também foram abordadas pelo procurador do Trabalho do Ministério Público do Trabalho de Caxias do Sul, Ricardo Garcia, que enfatizou questões legais em torno de multas e interdições, assim como aprofundou a apresentação sobre terceirização na prestação de serviços e suas relações e obrigações da contratante.

Para o presidente da Ascon Vinhedos, Diego Panazzolo, a palestra foi muito esclarecedora e serviu de alerta para os associados. “Nossas empresas precisam compreender que a prevenção é o melhor caminho. Se cuidarmos de itens básicos de segurança estaremos evitando transtornos que muitas vezes atrasam a obra e prejudicam ainda mais as construtoras”, salienta.

A NR-18 trata das condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção civil.

Patrocinadores


Apoiadores

Índice INCC-M

Dezembro/2021 - N° Índice: 960,894

0,30

no mês

14,03

no ano

14,03

12 meses

Nós utilizamos cookies neste site para melhorar a sua experiência de navegação e nosso desempenho, analisar como você interage em nosso site ou ainda para personalizar conteúdos. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.

PROSSEGUIR